Teatro como ferramenta pedagógica na Educação Infantil

24th set 2018
IMG_0677

Criar um roteiro, montar figurino, cenário, escolher um personagem e ensaiar até o dia do grande espetáculo. Mais que entretenimento, a formação teatral desempenha um papel fundamental na educação de crianças, desde a primeira infância. Estimular a socialização, o autoconhecimento, a visão crítica, estética e a criatividade dos pequenos são algumas das funções estratégicas que o teatro assume na Educação Infantil, em um contexto social onde a interação interpessoal é um desafio. “Na Era Digital, as relações interpessoais são um desafio para muitos adultos. Hoje, as crianças já nascem inseridas nesse contexto, por isso é preciso maior atenção e equilíbrio no convívio com o outro”, explica a psicopedagoga e artista plástica Maria Lúcia Argolo, diretora pedagógica da Escola AMA.

“Na socialização, as crianças aprendem com as diferenças, respeitando o limite e o espaço do outro, preparando-se para os desafios da vida adulta. Muitos de nossos alunos começam tímidos e, com o tempo, já se sentem mais extrovertidos e comunicativos”, afirma a psicopedagoga Maria Lúcia. Além do trabalho realizado em sala de aula, a AMA oferece aulas de teatro entre as opções de atividades extracurriculares. No fim do ano, os alunos encenam um espetáculo em um grande teatro da cidade.

Dirigido pelo ator, professor e produtor cultural Geovane Nascimento, os espetáculos encenados pelos alunos da escola são construídos a partir de atividades e jogos lúdicos teatrais desenvolvidos em sala de aula. Desta forma, as crianças se apropriam das técnicas e das falas brincando. “O teatro tem a função de trabalhar a parte indutiva, racional, de integrar e socializar ideias e, acima de tudo, desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica. Por isso, é fundamental que as crianças gostem do que estão fazendo para tornar esta apresentação bem espontânea, pois quanto mais livre e espontâneo for o processo criativo, mais apropriação elas terão do resultado”, explica o professor Geovane Nascimento.

CONFIRA ALGUNS BENEFÍCIOS DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Socialização: Estimula a relação interpessoal e integração, por meio do trabalho em equipe e o respeito às diferenças;
  • Diminui a inibição e timidez: Seja no palco ou nos bastidores, as atividades teatrais contribuem para que, aos poucos, os mais tímidos vençam essa barreira, de forma espontânea em um ambiente criativo;
  • Estimula o aprendizado: Além de ampliar a percepção de mundo das crianças, exercícios de oratória e memorização favorecem o processo de aprendizado e desempenho escolar.

Comentários estão fechados.