Festejos juninos estimulam aprendizado de forma lúdica

18th jun 2018
WhatsApp Image 2018-06-18 at 11.25.15

As comemorações da maior festa nordestina ganharam um colorido especial neste ano. O verde e amarelo ambientou o São João da Copa na Escola AMA. No dia 16 de junho, os alunos da escola entraram em campo para celebrar os festejos juninos, explorando novos conhecimentos. Por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, as crianças aprenderam mais sobre a Copa do Mundo e sobre os países que participam deste evento esportivo que mobiliza o mundo inteiro.

“Foi uma oportunidade para agregar um conhecimento novo, sobretudo para crianças da Educação Infantil. Ensiná-las a reconhecer a bandeira do Brasil e de outros países que muitas nunca ouviram falar”, afirma a diretora pedagógica da Escola AMA, Maria Lúcia Argolo.  Atividades tradicionais dos festejos juninos ganharam uma releitura. Nos jogos de quermesse, as crianças se divertiram com quebra cabeças da bandeira do Brasil e da Rússia, tiro ao alvo com bandeiras de outros países e brincadeiras como caça estrelas da bandeira em papel picado.

A cultura caipira foi representada nas quadrilhas e na culinária. O cardápio da festa contou com iguarias juninas como bolo de aipim e milho, milho cozido, amendoim, laranja, batata doce, entre outros. “Tudo traz uma oportunidade para incentivar novos aprendizados. Na dança, as crianças aprenderam sobre a quadrilha, já na culinária tiveram a chance de conhecer o processo de transformação da espiga de milho, matéria prima para inúmeros quitutes juninos, além de preparar algumas receitas”, explica Maria Lúcia Argolo.

Comentários estão fechados.